Puerto Madero


*** PUERTO MADERO ***
5. Dia - Fim de Tarde e Noite

Data: __ de ______ de 20__

Puerto Madero é um bairro de Buenos Aires que ocupa uma parte significativa da margem do Rio da Prata, representa as últimas tendências arquitetônicas e é também considerado como a orla fluvial da cidade.

É um dos bairros mais exclusivos da cidade e compõe um ambiente muito agradável para passear e jantar nos terraços de seus muitos restaurantes. Eu particularmente pretendo programar um passeio depois do roteiro da Calle Florida no final da tarde, para conhecer suas atrações históricas e curtir o por-do-sol relaxando e tomando um cappuccino em algum barzinho com mesinhas na calçada e já aproveitar para ficar à noite, que vai ser dedicada a um bom jantar em Puerto Madero, em alguma das melhores sugestões que colhi na internet... e depois dar um passeio tranquilo curtindo o agito noturno do bairro.

Puerto Madero

Mas antes vamos falar um pouco sobre a história de Puerto Madero. Desde o início, a cidade de Buenos Aires teve um problema em acomodar grandes navios de carga, porque o rio raso não permitia aos navios atracar direto. Em vez disso, os navios eram atracados na costa e os passageiros e mercadorias tinham que ser descarregados em barcaças e balsas para o transporte até o píer.

Em 1882, o governo nacional contratou o empresário local Eduardo Madero para se encarregar da construção de um novo porto que resolveria esses problemas. A construção começou em 1887 e foi concluída em 1897, embora os acessórios instalados estivessem parcialmente operacionais alguns anos antes da conclusão do porto. Era um projeto caro e um marco de engenharia na época, mas dez anos após sua conclusão, o surgimento de navios de carga maiores tornou Puerto Madero obsoleto.

O governo teve que enfrentar a construção de um novo porto, desta vez contratando o engenheiro Luis Huergo, cujos planos para um porto de docas escalonadas que se abrissem diretamente no rio estavam entre os rejeitados na década de 1880. Seus planos resultaram no "Puerto Nuevo" ou Novo Porto, ainda em operação hoje, cuja primeira seção foi aberta em 1911.

Puerto Madero em obras, por volta de 1891

O Novo Porto de Buenos Aires foi concluído em 1926, tornando supérfluas as docas Madero existentes. Embora continuassem a servir em funções portuárias auxiliares, a zona se deteriorou gradualmente, tornando-se uma das áreas mais degradadas da cidade, uma mistura de armazéns e grandes extensões de terra não desenvolvida. Em 1925, 1940, 1960, 1969, 1971, 1981 e 1985, foram apresentadas propostas sucessivas com a intenção de urbanizar o antigo porto ou destruí-lo completamente. Nenhum desses planos deu certo, no entanto.

Em 15 de novembro de 1989, o Ministério das Obras e Serviços Públicos, o Departamento do Interior e a Cidade de Buenos Aires assinaram os atos constitutivos de uma sociedade anônima denominada "Corporación Antiguo Puerto Madero" tendo como objetivo a urbanização da área e os governos federal e municipal participaram como parceiros igualitários.

Os 170 hectares do local tinham jurisdições sobrepostas: a Administração Geral de Portos, as ferrovias argentinas e o Conselho Nacional de Grãos tinham interesses na zona. O acordo assinado implicava a transferência da totalidade da área para a Old Puerto Madero Corporation SA, enquanto o governo da cidade continuava encarregado dos regulamentos de desenvolvimento urbano.

Os projetos de reurbanização de Puerto Madero

Na década de 1990, o investimento local e estrangeiro levou a um grande esforço de regeneração, reciclando e reformando os armazéns do lado oeste em casas elegantes, escritórios, lofts, universidades particulares, hotéis e restaurantes luxuosos que atendem a uma galeria de opções para este novo distrito em uma cidade que cresceu virando as costas para o rio. Liderados pela abertura do Hilton Buenos Aires em 1999, hotéis luxuosos, cinemas multiplex de última geração, teatros, centros culturais e edifícios de escritórios e empresas estão localizados principalmente no lado leste.

Hilton Buenos Aires em Puerto Madero

Puerto Madero foi redesenhado com um toque internacional, atraindo o interesse de empresários, arquitetos e designers de renome e que o transformaram em um dos bairros mais modernos de Buenos Aires, tornando-se o endereço preferido de um número crescente de jovens profissionais e aposentados.

A rede de estradas do bairro foi totalmente reconstruída, principalmente no lado leste. O layout do lado leste consiste atualmente em três amplas avenidas que correm leste-oeste atravessando a avenida principal chamada Calle Juana Manso. Outras avenidas e ruas secundárias completam o desenho do bairro que correm leste-oeste e norte-sul e há também várias ruas para pedestres.

O canal que passa no meio de Puerto Madero é uma canalização do Rio Darsena Sul, com as alamedas flanqueando as duas margens. O Rio da Prata propriamente dito fica além da Reserva Costanera Sul.


Vista Aérea das Docas, com os arranhacéus,
a reserva ecológica e o Rio da Prata à direita

Para conhecer todas as atrações de Puerto Madero seria necessário um dia inteiro o que seria difícil em uma viagem com poucos dias para se conhecer a cidade inteira. No meu roteiro eu pretendo fazer somente um passeio à tarde e à noite para tentar conhecer as principais atrações e aproveitar para curtir o happy hour e um jantarzinho gostoso. De qualquer forma vou deixar registrado a maioria dos pontos turísticos mais importantes de Puerto Madero.

Pra efeitos de localização, dividi o bairro em 4 partes: a Região Sul onde ficam os estaleiros do Complexo Industrial Naval Argentino, a Região Leste onde fica a Reserva Ecológica Costanera Sur, a Região Norte onde fica Dársena Norte, a atual zona portuária e um terminal de passageiros de navios de turismo e por último a Região Central onde fica o coração de Puerto Madero com todo a agitação e movimento do bairro.


Mapa Geral de Puerto Madero

Região Sul:

Nessa região fica localizado o Complexo Industrial Naval Argentino (CINAR), que agrupa os estaleiros Tandanor e Almirante Storni, é um conglomerado dedicado à construção e reparo naval. O CINAR, com mais de 130 anos de experiência, é um dos principais nas áreas de reparo e construção de navios e barcaças de vários tipos e atualmente abriga navios de todo o mundo devido à sua fama internacional. 

Tandanor ocupa uma propriedade de 21 hectares em frente ao Canal Sul do Porto de Buenos Aires e possui 1.400 metros de docas, oficinas, stands de construção e reparo, guindastes móveis e flutuantes. Em termos de capacidade produtiva, é a maior oficina de reparos navais da América Latina e a terceira maior do mundo.


Complejo Industrial Naval com a Reserva Ecológica Costanera e o Rio da Prata ao fundo


Região Leste:

A Reserva Ecológica é um parque gigante à beira do Rio da Prata e que reúne a maior quantidade de biodiversidade da cidade de Buenos Aires e se estende por mais de 350 hectares.

Entre 1918 e 1950, existia um Spa Municipal chamado Costanera Sur que funcionava como uma orla marítima e lá, os habitantes de Buenos Aires costumavam frequentar para passar o dia, tomar banho nas águas do Rio da Prata ou tomar uma cerveja na La Munich, a cervejaria mais famosa da época. 

Spa Municipal Costanera Sur

Mas a deterioração das águas piorou e nesse momento a natureza começou a se manifestar: águas poluídas, restos de cimento e tijolos, a vegetação selvagem começou a cobrir o aterro, inundações frequentes na região ajudaram a natureza a moldar um ambiente diferente e o passeio costeiro dos portenhos foi deixado para trás.

Desde então, diferentes comunidades vegetais se desenvolveram espontaneamente a partir de sementes presentes no lodo, transportadas pelo vento ou dispersas pelos animais. Ao fornecer refúgio e comida, as plantas ajudaram as populações animais a se instalarem. Desde o início, os recém-formados lagos e pastagens atrairam a atenção de amantes da natureza e observadores de pássaros, que começaram a visitá-los regularmente. À medida que a diversidade biológica aumentava, apareceram bosques e uma variedade de espécies animais. Este local se tornou um ponto de encontro para corredores, ciclistas, estudantes, naturalistas e até observadores de pássaros estrangeiros que passavam por Buenos Aires 

Em 5 de junho de 1986, o município declarou essa área um Parque Natural e três anos depois, a declararam Área de Reserva Ecológica. Atualmente, a Reserva Ecológica Costanera Sur trabalha para a conservação e preservação deste espaço, que abriga aves, mamíferos, insetos e plantas, e também é o local que os moradores locais usam para se exercitar, desfrutar de um passeio de bicicleta ou a pé. A Reserva tem vários caminhos e trilhas e há muitas lojas de aluguel de bicicletas se você preferir.

Em 31 de Julho de 2013, a Reserva Ecológica pegou fogo. A grande nuvem de fumaça persistiu sobre Puerto Madero por quase 24 horas e o incêndio acabou sendo apagado pelo corpo de bombeiros. Não se soube o que provocou o fogo, mas suspeitou-se na época de que possa ter sido intencional.

Reserva Ecológica Costanera Sur

Região Norte:

Chamado de Dársena Norte, este cais de 1.100m por 1.400m, com sua forma quadrilateral irregular, foi inaugurado em 1897, em meio a reclamações e controvérsias sobre a ineficiência do projeto portuário proposto pelo comerciante Eduardo Madero em 1882. O porto tornou-se obsoleto muito rapidamente devido ao tamanho crescente dos navios de carga. Originalmente, havia armazéns nos cais do sul, leste e oeste, enquanto o lado norte era reservado para o embarque e desembarque de passageiros. 

Atualmente, resta apenas um depósito no píer do sul, que serve como uma estação de hidrofólio, e o restante de suas margens é usado pelos serviços alfandegários, a Prefeitura, os bombeiros, os reboques portuários, o Correio Naval, Yacht Club, além do novo edifício BuqueBus e da estação da fragata Libertad.

O norte de Darsena é um dos poucos lugares do porto ativo visível para a comunidade, já que o Puerto Nuevo que fica mais ao norte e é completamente inacessível para os turistas e visitantes. 

Dársena Norte

Região Central:

Bom, deixei o melhor para o final, é claro!!!

A primeira etapa da revitalização de Puerto Madero começou em 1994, com a reciclagem dos armazéns com fachada de tijolos no lado oeste das docas, que logo se transformou em um polo gastronômico de vários quarteirões que rapidamente se tornou moda e foi um sucesso. 

Nos andares térreos dos armazéns foram instalados restaurantes, bares, cafés, confeitarias, complexos de cinema, instituições educacionais, lojas, etc. Nos andares superiores foram instalados escritórios de emrpesas, work offices, pequenos apartamentos, lofts e centros culturais. A partir de 1997, a reforma do lado leste das docas também começou e foram abertas inúmeras ruas e avenidas nomeadas com o nome de mulheres latino-americanas famosas, praças e parques, monumentos e fontes e toda a infraestrutura histórica foi restaurada, como o Paseo de la Costanera Sur e os antigos parques projetados na década de 1920.

Além das docas que são a grande atração de Puerto Madero, várias torres residenciais de alta classe foram construídas ou estão em construção entre o canal Darsena Sul e de frente para o Rio da Prata. Destacam-se as Torres El Faro, Torres River View, Torres Le Parc Puerto Madero, Torres Mulieris, Torre Repsol-YPF e La Torre Renoir. Todas elas tem mais de 130 metros de altura, sendo que a Torre Renoir é a maior de todo o país atingindo 175 metros.

Arranha-céus Residenciais de Luxo

Para facilitar a leitura, vou descrever as atrações de cada uma das quatro docas, mostrando tudo o que tem de interessante para ver, comer e beber, em ambas as margens (leste e oeste). Para os restaurantes vou deixar uma marcação de preços acessível ($), médio ($$) e caro ($$$). Aí fica ao seu gosto e critério decidir o que e quando vai visitar. Apesar de ter duas páginas no blog sobre churrascarias e restaurantes, achei mais fácil já deixar mencionado nesta página as opções que você pode encontrar. Com certeza vai ficar mais completo...

A primeira é a Doca 1, um trecho de Puerto Madero destinado a investimentos imobiliários e renovação urbana mais ao sul e o último que começou a ser construído. As obras públicas para abrir ruas só começaram no primeiro semestre de 2007.

Mapa Doca 1

Em outubro de 1999, a transformação do bairro em entretenimento ganhou peso quando o Casino Puerto Madero foi aberto, o primeiro cassino da história de Buenos Aires, pois o jogo era historicamente proibido no território de Buenos Aires. Ao instalar o cassino em dois navios ancorados, a Loteria Nacional conseguiu contornar a jurisdição diretamente para o Estado Nacional, e o empreendimento foi inaugurado, não sem conflitos legais que duraram pelo menos cinco anos.

Desde então o Cassino Puerto Madero funciona normalmente em um ostentoso navio de três andares, ancorado a um dos deques do porto, todos os dias, 24 horas por dia. Sua entrada, cheia de luzes e cores, já indica um pouco do requinte que o espera, assim como se espera encontrar em qualquer cassino. Não é cobrado nada de entrada, ou seja, mesmo não tendo interesse nenhum em jogar, você pode entrar para conhecer e circular livremente sem nenhum problema.

Para aqueles que gostam de jogar, ou simplesmente querem arriscar e se divertir, o Cassino Puerto Madero é divido em 4 áreas, dependendo do tipo de jogo, e conta com 130 mesas de jogos de mesa como Poker, Texas Hold’em, Roletas, etc. e mais de 1700 slots de Jackpots e outros jogos eletrônicos. É preciso comprar as fichas em pesos, assim como os prêmios também são dados em pesos argentinos. O local conta com casa de câmbio na entrada principal.

Existe uma promoção de que na compra do show do Madero Tango na categoria Vip ou Premium você recebe um voucher no valor de 400 pesos argentinos para usar no cassino. O voucher é retirado no próprio local no dia do show e é válido por 24h. A ideia é usar no mesmo dia, já que na saída do tango terá transfer gratuito até o cassino, que fica muito próximo e funciona 24h, todos os dias, com entrada gratuita. Já pode fazer suas apostas!


Casino Puerto Madero

Já o Madero Tango está situado em um imponente salão com uma bela vista do rio e da cidade, e oferece um autêntico vislumbre da cultura argentina. Combinando teatro, canto e dança, a apresentação é realizada por mais de 30 artistas e acompanhada por uma banda ao vivo. Surpreenda-se com o talento técnico de alguns dos artistas mais talentosos de Buenos Aires, que dão provas de ser verdadeiros mestres da arte. Aulas de tango e souvenirs estão disponíveis nas opções VIP e Premium.

Escolha entre as alternativas: um ingresso sem jantar e sem bebidas, o menu de jantar padrão de três pratos ou o menu de jantar VIP (ambas as opções de jantar com bebidas ilimitadas). Caso escolha o menu do jantar VIP, receba uma aula de tango com os dançarinos do elenco depois do show, bem como um souvenir do Madero Tango.

Preços atualizados e reservas você pode ver no site: www.maderotango.com

Mas vou ser sincera, eu não gosto muito de shows para turista ver, não faz muito meu gênero, prefiro sempre procurar alguma casa onde vão os moradores da cidade, acho mais autêntica, mas enfim, fica a dica!!! Caso você queira ver outras opções, dê uma olhada na página Shows de Tango.


Madero Tango

 Show

Ainda na Doca 1, do lado leste, pode-se ver as Torres Art Maria, um complexo composto por duas torres residenciais de 22 andares e um total de 190 apartamentos, conectados por uma ponte que liga seus andares superiores. 

O calçadão do lado oeste é todo de armazéns restaurados onde você já começa a ver uma grande variedade de restaurantes, cafés e bistrôs... 

Bem perto do Madero Tango fica localizado o inusitado Restaurante Museu del Jamon Puerto Madero... não não não... não é um museu do presunto, como eu também pensei... mas sim um restaurante de primeira classe que destaca os sabores tradicionais da culinária espanhola com um ambiente luxuoso e uma vista espetacular. ($$$)

E já quase no final do calçadão da Doca 1 fica o Restaurante Siga La Vaca, um restaurante especializado em carnes assadas e parrilla. Funciona com o sistema de buffet de carnes grelhadas acompanhadas de saladas, batatas fritas, etc. Aqui você pode escolher entre salsichas, miudezas, carne, porco, frango ou especialidades como chouriço e filé de lombo, carne de porco com ameixas ou lombo. ($$)


Torres Art Maria
Museu del Jamon
Siga La Vaca

A segunda é a Doca 2 que é o trecho cultural de Puerto Madero. Do lado oeste ficam localizados os edifícios da Universidade Católica Argentina e da Escola de Negocios UCA e do Pavilhão das Artes da Universidade. 

Mapa Doca 2

A Pontifícia Universidade Católica da Argentina, cujo nome completo em espanhol é Pontificia Universidad Católica Argentina "Santa Maria de los Buenos Aires", também conhecida como Universidad Católica Argentina (UCA), é uma universidade com campus nas cidades de Buenos Aires, Santa Fé, Rosário, Paraná, Mendoza e Pergamino. O campus principal está localizado em Puerto Madero e é considerada, de acordo com um estudo de 2011 do Ministério da Educação da Espanha, como uma das melhores universidades particulares da América Latina. É a segunda universidade preferida pelos empregadores argentinos e a sexta em toda a América Latina.

Já a Escola de Negócios, que faz parte da UCA é destinada a profissionais que trabalham para uma constante atualização em áreas específicas, como cursos de pós-graduação.


E o Pavilhão das Artes da Universidade é um espaço cultural onde se realizam exposições temporárias que combinam diversos campos das artes como a literatura, a música, o cinema, a ciência, a investigação e a história, sob um mesmo vínculo. Nos armazéns do lado oeste localiza-se também a grande loja de produtos esportivos da Megatlon.

Universidade Católica
Escola de Negócios
Pabellón de las Artes

Já do lado leste da Doca 2 fica o Faena Hotel Buenos Aires, um complexo hoteleiro 5 estrelas cuja estrutura mede 25.000 m2 em área interna e foi construída com tijolos importados de Manchester, Inglaterra. 

Em 1998, o prédio abandonado do El Porteño, como eram conhecidas as instalações do antigo moinho que ocupava o local, havia sido programado para demolição. Mas foi salvo da demolição pelas associações locais de preservação cultural, para posteriormente ser comprado pelo ex-estilista Alan Faena, que, após um investimento de US $ 40 milhões, abriu o Faena Hotel em outubro de 2004.

Faena, juntamente com o designer de interiores Philippe Starck, desenvolveu a estrutura em um hotel com 88 quartos e 80 unidades residenciais. O hotel inclui o restaurante rústico El Mercado, o restaurante Bistro Sur, o bar Lounge da Biblioteca, a adega La Cave e a sala de jantar privativa, uma boutique de moda, o El Cabaret e o Faena Spa. El Cabaret recebe o show número um de tango em Buenos Aires, "Rojo Tango". Alguns convidados notáveis que costumam se hospedar quando em visita a Buenos Aires são: Madonna, Emma Watson, Lady Gaga, Justin Bieber e John Cusack.

Hotel Faena

E também no calçadão do lado leste, ficam os Edifícios Costeiros, um conjunto de quatro edifícios idênticos com cinco andares, modernos e com fachada em vidro e metal, mas respeitando a altura dos antigos armazéns que estão do outro lado do canal. Nos andares térreos, várias lojas, bares e restaurantes.

Entre tantas opções se destacam a Mostaza Fast Food ($$), com uma unidade da famosa cadeia de fast food argentina criada em 1998, Il Fiume Ristorantino ($$) com a melhor culinária italiana do Mediterrâneo em um espaço com uma vista espetacular do rio, o Patio Japones ($$$) é um restaurante pitoresco e autêntico de cozinha de fusão que mistura um bar sushi com culinária peruana.

E por fim o La Panera Rosa ($$) o lugar mais rosa de Buenos Aires e que não é a Casa Rosada... rsrsrsr... Esse café bistrô tem uma culinária fresca e artesanal baseada nas cozinhas francesa, norte-americana e argentina. A decoração rosa foi inspirada na Pantera Cor-de-Rosa e o trocadilho com o nome surgiu da recordação da cesta de pão (panera) da casa da vovó.

Edifícios Costeiros
Mostaza Fast Food
La Panera Rosa

A próxima é a Doca 3 que pra mim é o trecho mais emocionante e fica localizada na direção da Plaza de Mayo e da Casa Rosada. É aqui que se concentra a maior parte do agito do bairro, quer seja durante o dia ou a noite e inclusive na parte mais interna, entre o canal e a reserva ecológica, que tem várias atrações imperdíveis.


Mapa Doca 3

Do lado oeste você pode visitar o Museu Fragata ARA Presidente Sarmiento. É um navio-museu que foi originalmente construído como um navio de treinamento para a Marinha Argentina e nomeado em homenagem a Domingo Faustino Sarmiento, sétimo presidente da Argentina. É considerado o último navio de treinamento de cruzeiro intacto da década de 1890.  Em toda a sua história, ele fez 39 viagens de instrução viajando pelos mares do mundo.

Em um passeio guiado você pode conhecer seu convés, e conhecer um pouco da história da fragata, suas viagens, instrumentos de navegação e como era a vida da tripulação.


Museu Fragata ARA Presidente Sarmiento

E do lado leste, nas ruas mais internas, temos duas atrações bem interessantes. A primeira delas é o Museu do Humor, inaugurado em 2012 e conhecido por suas iniciais MUHU. Está localizado em um casarão antigo, que contrasta com a modernidade de Puerto Madero e em suas salas está resumida a vida e obra dos principais cartunistas e humoristas argentinos, entre os quais destacamos García Ferré, Mordillo, Sábat, Sendra, Quino, Garaycochea e Cascioli. Ocorrem visitas guiadas todos os dias, às 14h30, com duração média de 1 hora.

Museu do Humor MUHU

Não muito distante fica o Parque Mujeres Argentinas com 53.700 m² e mais de 1.000 árvores autóctones, como araucárias, platanos, tipas, magnólias e jacarandás e um número interminável de arbustos e trepadeiras que fazem deste espaço um verdadeiro pulmão verde. Possui uma ampla praça central e diferentes níveis que oferecem uma vista panorâmica da área. Foi feito em uma homenagem às grandes mulheres argentinas cujos nomes designam as ruas do bairro.

Parque Mujeres Argentinas

Nas proximidades da Doca 3 encontramos duas estátuas bem simbólicas: a Estátua de Anne Frank e o Monumento a Juan Carlos Fangio. A de Anne Frank está localizada na praça Reina de Holanda e é uma réplica da original holandesa em homenagem à pequena adolescente judia. A estátua de Fangio homenageia o cinco vezes campeão mundial de automobilismo, representado em escala natural junto com o seu "Silver Arrow", o Mercedes-Benz que o acompanhou em várias vitórias.

Estátua de Anne Frank
Monumento a Juan Carlos Fangio

Em frente ao monumento a Juan Carlos Fangio fica localizado o Centro de Artes Faena, um edifício cuja fachada e estrutura impacta não somente por suas incríveis dimensões, mas pela beleza arquitetônica de sua construção.

Localizado na antiga sala de máquinas de um dos primeiros moinhos da Argentina, o Molino Porteño é uma construção que remonta a 1891. Lá, até 1956, era produzida a farinha Blanca Flor. Este belo edifício, expoente da arquitetura portuária funcional, foi declarado Patrimônio Nacional.

O Centro de Artes Faena foi restaurado respeitando os elementos de construção industrial do começo do século XX, conservando a altura dos tetos, os arcos de meio ponto, as grandes janelas e outras características industriais da época. É um novo cenário de volta ao passado em meio a modernidade do bairro portenho. E se o nome te lembra algo é porque o Centro de Artes Faena faz parte da comunidade residencial e cultural desenvolvida pelo Grupo Faena, o mesmo dos famosos hotéis, cujo fundador é Alan Faena.

O Faena Art Center apresenta trabalhos de artistas internacionais e chama atenção pela diversificação no quesito arte contemporânea. 

Centro de Artes Faena

Continuando o passeio pelo calçadão leste, mais adiante fica o famoso e luxuoso 5 estrelas, Hotel Hilton Buenos Aires, já mencionado acima. O projeto surgiu por volta de 1998 e os trabalhos começaram rapidamente. Mas ao final do mesmo ano uma polêmica surgiu atrapalhando o andamento da construção. A grande mídia descobriu que a empresa de construção responsável havia destruído, durante as escavações para as fundações, os restos de um navio afundado que estava enterrado desde o final do século XVIII. Apesar dos repercussão negativa junto ao público, o fato consumado não teve grandes conseqüências e o trabalho avançou. 

O Hilton Convention Center já estava instalado em janeiro de 2000, e o primeiro grande evento realizado lá foi o Martin Fierro Awards naquele ano. O hotel foi inaugurado em meados desse ano.

O imponente lobby do hotel

Em ambas as margens os armazéns restaurados estão repletos de bares, cafés, lojas e restaurantes. São tantos que vou ter que resumir e mencionar somente alguns poucos mais famosos. Mas os mais prestigiados pelos turistas ficam na maioria na margem oeste. 

prestigiado restaurante Chila ($$$$) não fica exatametne no calçadão, mas o salão dos fundos com certeza é o local mais bacana para sentar, pois tem vista privilegiada para o rio. A filosofia da cozinha do Chila, liderada pela chef Soledad Nardelli, é de aplicar técnicas da “haute cuisine” aos ingredientes ricos da Argentina. A casa oferece dois tipos de menu, um com três “passos” (entrada, prato principal e sobremesa) e outro com sete “passos”. O de três “passos” custa $800 pesos e o de sete “passos”, $1100 pesos (ambos sem bebidas). Preços podem sofrer alteração!!!

Outro restaurante famoso e também muito procurado é o La Parolaccia Trattoria ($$$), faz parte da conhecida cadeia especializada em comida italiana e mediterrânea, sendo um clássico na cidade de Buenos Aires. Em um ambiente acolhedor, simples, mas ao mesmo tempo sofisticado, este restaurante se distingue pelo atendimento cuidadoso e personalizado, além da qualidade de seus pratos.

Mas se a pedida for churrasco, vá ao Rodizio Puerto Madero, que oferece cortes da mais saborosa carne servidos livremente, com grande oferta de pratos incluídos, no estilo das churrascarias brasileiras. 

E se a vontade for de Happy Hour ou só relaxar num barzinho, a opção é o Johnny Be Good, um bar super descolado e com a decoração do lugar bem transada, toda baseada em estrelas de Rock.


Chila
La Parolaccia Trattoria


Rodizio Puerto Madero


Johnny Be Good

Deixei pro final para falar da Puente de la Mujer, ou em português Ponte das Mulheres, do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que é o mais novo elo entre as docas leste e oeste de Puerto Madero e fica bem no meio da Doca 3. É um dos emblemas do bairro e representa outra prova de que a cidade busca permanentemente se posicionar como representante de vanguarda das artes e da arquitetura.

Trata-se de uma ponte pedestre giratória com um dos maiores mecanismos de giro do mundo, pensado para permitir a passagem das embarcações à vela que navegam pelos diques do Puerto Madero.

A obra, realizada na Espanha e doada à Cidade por um particular, representa a imagem de um casal que dança o tango, onde o mastro branco simboliza o homem e a silhueta curva da ponte representa a mulher. E um detalhe com relação à homenagem às mulheres é que todas as ruas de Puerto Madero têm o nome de mulheres argentinas famosas.

Puente de la Mujer

E por fim chegamos na última Doca 4, o último trecho do canal de Puerto Madero, que repete a mesma disposição das outras docas, com seus armazéns restaurados e as várias opções gastronômicas.

Mapa Doca 4

A margem oeste está repleta de restaurantes, lojas e bares, os quais se destacam a Cabana Las Lilas ($$$$) um restaurante que combina a tradição das carnes argentinas com um serviço impecável e o El Mirasol del Puerto ($$$$) outro restaurante de grelhados argentinos que alia uma cozinha criativa e contemporânea.

Cabana Las Lilas
El Mirasol del Puerto

Do lado oeste, vale a visita ao Museu Corveta ARA Uruguay, o navio mais antigo da Marinha Argentina com mais de 140 anos e que fazia parte do esquadrão do Presidente Sarmiento e da sede da Escola Naval. O Uruguai participou de revoluções, resgates, expedições e foi até sede da Escola da Marinha. Durante sua história operacional, de 1874 a 1926, o Uruguai serviu como canhoneira, navio escolar, navio de resgate, navio de abastecimento de base pesqueira e navio de pesquisa hidrográfica. Agora é um navio-museu.

Sua particularidade está em estar preparado para navegar nas águas antárticas, um exemplo disso foi o ano de 1903, quando resgatou um naufrágio no Polo Sul. Em 1967, foi declarado Monumento Histórico Nacional.

Museu Corveta ARA Uruguay

Já na margem leste fica localizado o Museu de Arte Fortabat Art Collection, inaugurado em 2008.

Com quase 7000m² e organizado em 4 andares, o edifício oferece o cenário ideal para a exibição de mais de 200 obras e objetos de arte pertencentes à coleção particular da empresária Amalia Lacroze de Fortabat, considerada a mulher mais rica da ArgentinaEla reservou uma parte significativa de sua extensa coleção de arte para esse fim e sua fundação contratou o arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, aclamado 
internacionalmente, para projetar o design do museu.

O edifício, uma estrutura modernista de concreto, aço e vidro de dois andares, começou a ser construída em 2002 e fornece mais de 6.000 metros quadrados de espaço interno. Construído com vista para a doca mais ao norte do distrito de Puerto Madero, entre seus destaques estão um telhado com um sistema de toldos móveis de alumínio que abrem e fecham com a posição do sol.

As obras correspondem a diferentes períodos da arte mundial e estão organizadas em 2 grandes setores. O setor de Arte Nacional que apresenta obras de pintores argentinos do século XIX como Fernando Fader, Martín Malharro, Prilidiano Pueyrredón e Benito Quinquela Martín, entre outros. Há também obras de arte moderna de pintores argentinos do século XX, como Juan Del Prete, Raquel Forne, Emilio Pettoruti, Lino Enea Spilimbergo, Xul Solar e Juan Carlos Castagnino.

O setor de Arte Internacional inclui obras de Marc Chagall, Salvador Dalí, Gustav Klimt, Auguste Rodin, Roberto Matta, Andy Warhol, entre outros.


Museu de Arte Fortabat Art Collection

E também na margem leste fica o Yacht Clube Puerto Madero, inaugurado em 1997. Tem um club house flutuante de 2.000 m e três andares. Suas 250 amarras oferecem serviços de eletricidade, água potável, televisão a cabo, telefone, serviço de limpeza, manutenção e reparação náuticas.

Yacht Clube Puerto Madero

Por todo o bairro de Puerto Madero estão espalhados diversos monumentos, incluindo estátuas e fontanários. No Paseo de la Gloria estão situadas várias estátuas de atletas argentinos de autoria do escultor Carlos Benavidez, como por exemplo Guillermo Villas, Gabriela Sabatini, Pascual Pérez, Manu Ginóbili, além do monumento a Juan Carlos Fangio, já citado acima.

Em Puerto Madero também está situado o Monumento ao Tango, obra da escultora Estela Trebino e do engenheiro Alejandro Coria. Inaugurado em 22 de novembro de 2007, o monumento, com forma de fole e semelhante a um bandoneón, homenageia o gênero musical símbolo da cidade de Buenos Aires: o Tango.

Outro monumento localizado no bairro é a Fonte das Nereidas, obra da escultora argentina Lola Mora. Construído com mármore oriundo de Carrara, a fonte consiste de uma enorme valva, da qual emergem três tritões com seus cavalos, e de uma valva menor, sustentada por duas nereidas e da qual surge Vênus.

Outros monumentos espalhados pelo bairro são: o Monumento ao guarda-costas, obra do escultor Andrés Oscar Mirwald e que se trata de uma homenagem aos militares argentinos mortos na Guerra das Malvinas e o Monumento ao taxista, obra do artista Fernando Pugliese e que representa um taxista ao lado de um modelo Siam Di Tella 1500.

Estátua de Leonel Messi
Monumento ao Tango

Fonte das Nereidas

Estátua de Gabriela Sabatini




É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site,
dos textos e imagens disponíveis sem autorização por escrito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário